O ensino do desenho geométrico pode ser mais interessante se aplicado a atividades práticas, como a produção de composições plásticas abstratas. Trabalhei com alunos do 9º ano da Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho em Camaçari-BA durante toda uma unidade com a história da Arte Moderna, sobretudo com os movimentos de vanguarda, mais específicamente o abstracionismo geométrico e o resultado foi a fusão entre os conceitos de arte e os elementos fundamentais do desenho geométrico. Esse conhecimento foi utilizado na criação de um mural de 12m. Uma bela intervenção no pátio da escola. Em outra escola que trabalho utilizei a mesma técnica, o resultado foi uma exposição no interior da escola com dezenas de trabalhos feitos por alunos do ensino fundamental. Fiz um vídeo mostrando a exposição e o processo de criação da arte abstrata geométrica em sala de aula. vale a pena conferir!
O início do trabalho, Um grande desafio!
Acredito que uma aprendizagem consistente deva unir a teoria da
sala de aula à prática, é o aprender fazendo.
A participação da turma foi fundamental.
Finalmente a missão foi cumprida e seguramente a certeza de uma experiência significativa para os meus alunos. Certamente conceitos como perpendiculares, mediatrizes, ângulos e segmento de reta, agora teem um significado prático para esses educandos.
Até a próxima!
Professor Magno