Apresentação

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professor da rede pública de ensino. Graduado pela Universidade Federal da Bahia. Habilitado em Artes Visuais e História da Arte. Pós-graduado em História Social e Cultura Afro-brasileira pela Fundação Visconde de Cairu.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arte-educação





Penso que a educação através da Arte, deve ser leve, todavia profunda e reflexiva, permitindo ao aluno uma vasta experiência tanto no uso de materiais, quanto no domínio de conceitos e denominações artísticas, além do contato com grandes obras e autores ao longo da História da Arte. Isso permitiria ao mesmo desenvolver um olhar crítico e uma maior compreensão das funções da arte e de produções levando em consideração tanto aspectos compositivos, quanto os sociais, culturais e históricos de cada povo. No mais, é muito importante o desenvolvimento da criatividade através de vivências e práticas contextualizadas com a cultura local, sempre levando em consideração a livre expressão.


Crianças de quatro anos da Escola Cidade de Itabuna praticando a livre expressão através de garatujas, desenhos póprios da primeira fase do desenvolvimento. O link a seguir mostra um vídeo que ilustra muito bem o que chamo de livre expressão. Vale a pena ver.

  Vídeo: Meus alunos de quatro anos desenhando. Muito bom!


                         Espero que tenham gostado. Até a próxima!

     Magno santana.

   Twitter: http://twitter.com/ProfessorMagno


Vídeos de aulas e atividades que tenho desenvolvido com os meus alunos:

                   Vídeo 1: Aula de Escultura alunos de Camaçari - BA
                   Vídeo 2: Exposição Arte e Geometria com alunos de Salvador
                   Vídeo 3: Meus alunos de quatro anos. Salvador-BA
                   Vídeo 4: Aula de gravura. Escola cleusa Camaçari
                   Vídeo 5: Aula expositiva de gravura. Camaçari
                   Vídeo 6: Pontilhismo com alunos daEscola Cidade de Itabuna
                   Vídeo 7: Pintura mural. Camaçari, tema: Jogos Olímpicos

A Música tem sido uma aliada em sala de aula.


Tenho usado  música enquanto possibilidade de educar por meio da arte e percebo que os alunos gostam muito. seguem algumas fotos dessa experiência que com certeza vale a pena experimentar. Alunos do ensino fundamental já possuem maturidade que nos permite trabalhar MPB, refletindo e dabatendo sobre a letra bem como cantando e desenvolvendo o gosto musical.
Com alunos de cinco anos da Escola cidade de Itabuna trabalhei com músicas infantis



O Desenho

Desenhar é antes de tudo transformar idéias em imagens por meio de linhas, pontos, texturas, luzes, sombras, equilíbrio e outros elementos compositivos. A prática dessa técnica é de grande relavância no desenvolvimento plástico além se ser muito prazerosa e permitir liberdade e a aquisição da personalidade do traço e o domínio da coordenação motora. 

Nas Escolas Cidade de Itabuna e Cleusa Carvalho em Camaçari trabalhei com a linguagem do desenho, os alunos produziram composições tendo como tema a copa do mundo. Ficaram super motivados e o resultado foram trabalhos muito interessantes.

                                 Meus alunos da cidade de itabuna produzindo em classe.

Na sequência Alunos da escola Cleusa trabalhando em composições temáticas sobre a copa do mundo, aqui organizei a turma em grupos cada grupo realizou um trabalho que foi exposto so salão da escola pos ocasião da abertura da Copa do mundo 2010. Técnica: Pintura em guache.





O resultado da produção gerou uma  exposição onde cada aluno teve a oportunidade de votar no malhor trabalho exposto:




                                 Galeria com alguns dos  
                     trabalhos da exposição.



Quero parabenizar os meus alunos pela dedicação e compromisso.
Um abraço e até a próxima!! 



2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho.
Chamo-me Azzoubel, atuo como professora de Arte da rede Estadual e Municipal de São Luís, sou Arte Educadora habilitada em Artes Visuais, Especialista em Arte,Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB-DF e concludente de Mídias na Educação pela UFMA-MA. Seu trabalho constitui-se de aprendizagens significativas. Parabéns.

Anônimo disse...

Excelente trabalho, professor... a frase que melhor define o vosso trabalho é a do Confúcio quando diz: "Tu me dizes, eu esqueço; Tu me ensinas, eu lembro; Tu me envolves, eu aprendo."

Pfofª Lene Barreto