Apresentação

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professor da rede pública de ensino. Graduado pela Universidade Federal da Bahia. Habilitado em Artes Visuais e História da Arte. Pós-graduado em História Social e Cultura Afro-brasileira pela Fundação Visconde de Cairu.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arte Moderna




Entendemos por arte moderna a produção artística iniciada no início de século XX. Desde o renascimento o panorama artístico mundial conservava praticamente as mesmas características há praticamente quatro séculos. Mesmo com o surgimento de grandes estilos como o Barroco, o Neoclássico, o Maneirismo, dentre outros, que sem dúvida tiveram muita importância na história da arte, porém todos conservaram o conservadorismo de séculos, isto é uma arte extremamente acadêmica e sem muita abertura para o novo. O Século XX foi berço de muitas mudanças e avanços na tecnologia e na ciência. O telefone, as estradas de ferro, o avião, trouxeram ao homem moderno mais comodidade e encurtaram as distâncias permitindo que mais pessoas viajassem e tivessem conhecimento de outras culturas, enfim já não cabia mais uma arte que estivesse desconectada com a realidade e os anseios da modernidade. Os artistas europeus saíram na frente com as chamadas vanguardas européias isto é, movimentos artísticos como o Impressionismo, o Expressionismo, o Dadaísmo, o Fovismo e o Abstracionismo que juntos revolucionaram inicialmente a europa e depois o mundo.

            Conheça mais sobre os movimentos de vanguarda no link a baixo:

 Os novos tempos apresentaram uma nova maneira de ver o mundo, uma verdadeira revolução. que começou no período que antecedeu as Guerras Mundiais, quando a máquina veio para revolucionar a vida dos homens, dando a eles mais comodidade, durando até depois destas Guerras. surgiram então diversos movimentos que buscavam expressar sua revolta contra antigas regras e convenções. Dentre estes movimentos, os que mais se destacaram foram: Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo. Fundado em 1909, na Itália, o Futurismo pregava o “verso livre”, a “imaginação sem fio” e a “palavra em liberdade”, como uma certa visão dinâmica da realidade. O autor do movimento propunha a negação total dos valores estéticos da época. O Cubismo (fundado em 1913) é decorrente da pintura. O artista apresenta a realidade de forma fracionada  (como em recortes de revistas espalhados e colados aleatoriamente). Picasso na pintura e Apollinaire na literatura são os grandes representantes do Cubismo. O Dadaísmo foi fundado porTristan Tzara   em 1918, este expressa a negação total, a “apologia do absurdo e do incoerente”, a destruição do ambiente e a construção de uma anti-arte. Através do Surrealismo (criado em 1924), . A realidade do Surrealismo é a do subconsciente, a do sonho. O pintor Salvador Dali é um dos principais nomes desse movimento. Criado em 1910, o Expressionismo, como o próprio nome sugere, apresenta a expressão das emoções e do mundo interior do homem, é a distorção da forma, a cor forte e o traço exagerado.  Van Gogh e Anita Malfatti, se destacam na pintura.  Estes movimentos foram de grande importância para a História da arte, criando novos ramos para a literatura, para a pintura e para tantas outras formas de expressar a arte.  As vanguardas européias influenciaram tanto, que artistas vindos da Europa trouxeram estes movimentos para o Brasil, assim, foi criada a Semana da Arte Moderna, realizada no mesmo período (no início do ano de 1922).
Pintura Impressionista




Pintura Expressionista



Pintura Abstrata



Surrealismo



Arte Cubista


Bons estudos!

5 comentários:

Carla Caroline disse...

oie
professor, eu estou com um grande problema no seminario que eu vou apresentar é necessario que haja obras de arte(é claro), mais eu não consigo o nome dos quadros.Em todos os blogs ou sites de pesquisa que eu entro tem esse problema! poderia me ajudar??

amei o Blog!
Carla Caroline da 8ªB
escola Cleusa

Anônimo disse...

Professor, eu estou fazendo a pesquisa que o senhor passou ontem (09/02), mas não estou conseguindo encontrar o Conceito de Manifestações Artísticas, poderia me ajudar?


Caroline Carneiro da 6° D
Escola Municipal Cleusa Mª de Carvalho Moreira

marlucia disse...

professor aqui é marlucia da 5aC da escola cleusa os10 dezenhos que vc pediu eu esquesir oque é para fazer pode me ajudar?????

emily dos santos reis disse...

professor aqui é emily gostei muinto do seu blog

Laurha disse...

oie