Apresentação

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professor da rede pública de ensino. Graduado pela Universidade Federal da Bahia. Habilitado em Artes Visuais e História da Arte. Pós-graduado em História Social e Cultura Afro-brasileira pela Fundação Visconde de Cairu.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arte Rupestre



A mais antiga forma da representação artística da história do homem é chamada de Arte rupestre.

Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); São desenhos e pinturas registrados em paredes e tetos das cavernas. Evidenciando que o homem pré-histórico há milhares de anos já sentia a necessidade de expressão através das artes, e que esta é absolutamente algo próprio, inerente ao ser humano.
As representações registradas nas cavernas eram de grandes animais selvagens, na tentativa de tentar reproduzir as caçadas da forma mais real possível. O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos. Os registros apontam para uma arte cotidiana, isto é,o homem pré-histórico pintava, desenhava e esculpia o seu dia-a-dia. Sempre de forma grandiosa, com riqueza de detalhes e cores vibrantes, como o vermelho, o preto, o ocre o marrom, cores da própria natureza.
Os instrumentos usados para a pintura eram rudimentares, osso, gravetos serviam como pincel. Usavam sangue, terra colorida e gordura animal para a preparação das tintas. Realizaram também manifestações artísticas como: a Cerâmica, a Escultura e a arquitetura.

A arte rupestre demonstra o alto nível de capacidade de arte do homem pré-histórico, que, com ferramentas básicas, produziu manifestações artísticas bastante relevantes para sua época, transformando as cavernas nos primeiros museus da humanidade. Os principais sítios de arte rupestre estão localizados na França, norte da Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

Artistas pintando em paredes de caverva pré-histórica


Sem dúvida vemos  na arte rupestre uma ruqueza inquestionável. Hoje, podemos perceber igual valor na chamada arte de rua, como por exempolo os belos grafites, aliás grafiteiros brasileiros estão ganhando o mundo com seus trabalhos que refletem de forma criativa os dilemas, anseios e o cotidiano da sociedade pós-moderna nas cavernas da contemporaneidade, sejam elas muros, museus ou galerias de arte.



 Faz-se necessário um olhar cuidadoso da escola para com essas manifestalçoes, tão antigas quanto opróprio homem e ao mesmo tempo tão atuais quanto a nossa própria imagem refletida no espelho, no sentido de trazê-la para o cotidiano escolar, fazendo com que o aluno tenha um contato intelectual e reflexivo no que tange a tais expressões e assim aprenda a valorizá-las. Acredito que isso possa contribuir para que, quem sabe um dia, tenhamos  mais artistas e menos pichadores.


Magno Santana.

Saiba mais sobre a história da arte no link a baixo:

História da Arte





8 comentários:

Unknown disse...

professor tá d+ as foto gostei!

Jhon disse...

Porfessor Magno :

Aquie é Jhon everton da 6b turno matutino

Adorei Todas Suas artes
Todos os denenhos pinturas esta Otima A pintura da parede fiocou perfeito As artes rupestre pra min a melhor Porque Min identifico Mais e Acho Elas Bonita ,

Abraços e felicidades

Jhon disse...

Oii Professo SOu eu Denovoo Gsostei Da seus Novos desenho do ELevado Lacerda Dos Casteloo Fikaram bom Gostei Muitoo Dos desenho ficaram bem colocados Com perfeito Trabalho de sombra Adoreii

Ass Jhon

Abraços

Paulo Ricardo disse...

adorei as postagens...mas...poderia mudar o layout de página
É só uma opinião...
ass:paulo ricardo
escola municipal cleuza mª de carvalho moreira
10/05/11

Laris Santos disse...

Gostei prof

Laurha disse...

Tá d+ professor.

Anônimo disse...

Eu acho muito interessante a "Arte Rupestre", que é também uma forma antiga dos "homens das cavernas" se comunicarem! Gostei bastante dessa postagem!!!

Um enorme abraço!!

Caroline 7º ano Turma: D

STEPHANIE disse...

professor adorei esses desenhos eles concerteza estão d+!!!