Apresentação

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Professor da rede pública de ensino. Graduado pela Universidade Federal da Bahia. Habilitado em Artes Visuais e História da Arte. Pós-graduado em História Social e Cultura Afro-brasileira pela Fundação Visconde de Cairu.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arte-educação





Penso que a educação através da Arte, deve ser leve, todavia profunda e reflexiva, permitindo ao aluno uma vasta experiência tanto no uso de materiais, quanto no domínio de conceitos e denominações artísticas, além do contato com grandes obras e autores ao longo da História da Arte. Isso permitiria ao mesmo desenvolver um olhar crítico e uma maior compreensão das funções da arte e de produções levando em consideração tanto aspectos compositivos, quanto os sociais, culturais e históricos de cada povo. No mais, é muito importante o desenvolvimento da criatividade através de vivências e práticas contextualizadas com a cultura local, sempre levando em consideração a livre expressão.


Crianças de quatro anos da Escola Cidade de Itabuna praticando a livre expressão através de garatujas, desenhos póprios da primeira fase do desenvolvimento. O link a seguir mostra um vídeo que ilustra muito bem o que chamo de livre expressão. Vale a pena ver.

  Vídeo: Meus alunos de quatro anos desenhando. Muito bom!


                         Espero que tenham gostado. Até a próxima!

     Magno santana.

   Twitter: http://twitter.com/ProfessorMagno


Vídeos de aulas e atividades que tenho desenvolvido com os meus alunos:

                   Vídeo 1: Aula de Escultura alunos de Camaçari - BA
                   Vídeo 2: Exposição Arte e Geometria com alunos de Salvador
                   Vídeo 3: Meus alunos de quatro anos. Salvador-BA
                   Vídeo 4: Aula de gravura. Escola cleusa Camaçari
                   Vídeo 5: Aula expositiva de gravura. Camaçari
                   Vídeo 6: Pontilhismo com alunos daEscola Cidade de Itabuna
                   Vídeo 7: Pintura mural. Camaçari, tema: Jogos Olímpicos

A Música tem sido uma aliada em sala de aula.


Tenho usado  música enquanto possibilidade de educar por meio da arte e percebo que os alunos gostam muito. seguem algumas fotos dessa experiência que com certeza vale a pena experimentar. Alunos do ensino fundamental já possuem maturidade que nos permite trabalhar MPB, refletindo e dabatendo sobre a letra bem como cantando e desenvolvendo o gosto musical.
Com alunos de cinco anos da Escola cidade de Itabuna trabalhei com músicas infantis



O Desenho

Desenhar é antes de tudo transformar idéias em imagens por meio de linhas, pontos, texturas, luzes, sombras, equilíbrio e outros elementos compositivos. A prática dessa técnica é de grande relavância no desenvolvimento plástico além se ser muito prazerosa e permitir liberdade e a aquisição da personalidade do traço e o domínio da coordenação motora. 

Nas Escolas Cidade de Itabuna e Cleusa Carvalho em Camaçari trabalhei com a linguagem do desenho, os alunos produziram composições tendo como tema a copa do mundo. Ficaram super motivados e o resultado foram trabalhos muito interessantes.

                                 Meus alunos da cidade de itabuna produzindo em classe.

Na sequência Alunos da escola Cleusa trabalhando em composições temáticas sobre a copa do mundo, aqui organizei a turma em grupos cada grupo realizou um trabalho que foi exposto so salão da escola pos ocasião da abertura da Copa do mundo 2010. Técnica: Pintura em guache.





O resultado da produção gerou uma  exposição onde cada aluno teve a oportunidade de votar no malhor trabalho exposto:




                                 Galeria com alguns dos  
                     trabalhos da exposição.



Quero parabenizar os meus alunos pela dedicação e compromisso.
Um abraço e até a próxima!! 



Arte Rupestre



A mais antiga forma da representação artística da história do homem é chamada de Arte rupestre.

Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); São desenhos e pinturas registrados em paredes e tetos das cavernas. Evidenciando que o homem pré-histórico há milhares de anos já sentia a necessidade de expressão através das artes, e que esta é absolutamente algo próprio, inerente ao ser humano.
As representações registradas nas cavernas eram de grandes animais selvagens, na tentativa de tentar reproduzir as caçadas da forma mais real possível. O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos. Os registros apontam para uma arte cotidiana, isto é,o homem pré-histórico pintava, desenhava e esculpia o seu dia-a-dia. Sempre de forma grandiosa, com riqueza de detalhes e cores vibrantes, como o vermelho, o preto, o ocre o marrom, cores da própria natureza.
Os instrumentos usados para a pintura eram rudimentares, osso, gravetos serviam como pincel. Usavam sangue, terra colorida e gordura animal para a preparação das tintas. Realizaram também manifestações artísticas como: a Cerâmica, a Escultura e a arquitetura.

A arte rupestre demonstra o alto nível de capacidade de arte do homem pré-histórico, que, com ferramentas básicas, produziu manifestações artísticas bastante relevantes para sua época, transformando as cavernas nos primeiros museus da humanidade. Os principais sítios de arte rupestre estão localizados na França, norte da Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

Artistas pintando em paredes de caverva pré-histórica


Sem dúvida vemos  na arte rupestre uma ruqueza inquestionável. Hoje, podemos perceber igual valor na chamada arte de rua, como por exempolo os belos grafites, aliás grafiteiros brasileiros estão ganhando o mundo com seus trabalhos que refletem de forma criativa os dilemas, anseios e o cotidiano da sociedade pós-moderna nas cavernas da contemporaneidade, sejam elas muros, museus ou galerias de arte.



 Faz-se necessário um olhar cuidadoso da escola para com essas manifestalçoes, tão antigas quanto opróprio homem e ao mesmo tempo tão atuais quanto a nossa própria imagem refletida no espelho, no sentido de trazê-la para o cotidiano escolar, fazendo com que o aluno tenha um contato intelectual e reflexivo no que tange a tais expressões e assim aprenda a valorizá-las. Acredito que isso possa contribuir para que, quem sabe um dia, tenhamos  mais artistas e menos pichadores.


Magno Santana.

Saiba mais sobre a história da arte no link a baixo:

História da Arte